Todos os anos a Hypneumat faz questão de participar da campanha Outubro Rosa com suas colaboradoras. Um tempo propício para reforçar o cuidado com a saúde, chamando a atenção para a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Além disso, relembra as mulheres para a necessidade de frequentar o médico, fazer os exames preventivos, além de estimular o autoexame das mamas.
Você sabe como surgiu a data da campanha?
O Outubro Rosa apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, quando vários estados se uniram para realizar ações sobre o câncer de mama. Após a aprovação do Congresso Americano, o período ficou conhecido como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
No Brasil, o primeiro ato relacionado à causa aconteceu em 2002, na cidade de São Paulo. Na época, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido popularmente como Obelisco do Ibirapuera, ficou totalmente iluminado com a cor rosa. A coloração já se tornou característica da campanha e vários pontos turísticos mudam sua iluminação em prol do Outubro Rosa.
Sobre o símbolo
O laço rosa, símbolo usado na campanha, foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o item aos participantes da Corrida pela Cura, em Nova York, na década de 1990. Posteriormente, hospitais começaram a aderir aos programas de divulgação sobre a doença, distribuindo os laços pela cidade.
Um lembrete para todas as mulheres
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, por isso, merece tanta atenção. No Brasil, por exemplo, o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estado avançado.
Embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas.